1.1. O professor deve conhecer a população-alvo antes de se definirem os objetivos e o programa do curso.
1.2. O professor deve selecionar as estratégias que serão utilizadas.
2. O conhecimento é adquirido progressivamente, por isso, o ensino do léxico deve ser progressivo.
3. É aconselhável que as aulas de vocabulário não se limitem à memorização de listas de palavras ou de parassinônimos de palavras isoladas.
4. É o contexto que determina e precisa o sentido da palavra. É comparando os vários contextos onde pode figurar a mesma palavra, que se pode fazer uma estimativa da variabilidade das acepções que ela possui.
5. As palavras e expressões devem ser estudadas, então, dentro de um contexto que lhe especifica a significação. Cada fato lingüístico deve ser, depois de estudado, reintroduzido no contexto de onde foi retirado para as exigências do reconhecimento.
6. O ensino do vocabulário deve ser sistemático. Não pode restringir-se a explicações esporádicas e imprecisas da significação de uma palavra para elucidação do texto interpretado.
7. É aconselhável ainda que sejam mais constantes e sistematizadas as aulas de conversação e que os professores criem situações que conduzam ao diálogo, à expressão oral. O aluno deve compor frases oralmente, reempregando as palavras e estruturas aprendidas através do texto lido. Deve fazer repetidos e variados exercícios a fim de que as novas aquisições linguísticas sejam automatizadas e incorporadas ao seu léxico ativo. É somente pelo uso, isto é, pelo exercício que se enriquecerá qualitativa e quantitativamente o léxico do aluno.
8. Para Genouvrier e Peytard, não se explica o sentido de uma palavra se se negligenciarem as circunstâncias históricas em que ela se situa.
9. Quanto à didática dos professores em sala de aula, em relação ao ensino do vocabulário, o que se observa é que eles simplesmente ditam os sinônimos mais coerentes e formulam eles mesmos seus glossários, enquanto isso, os outros sentidos que as palavras possuem são excluídos do conhecimento do aluno, evidenciando só o que os professores acham mais adequado.
10. Não se deve apenas preencher lacunas ou exercícios de cópia. Pode-se analisar a linguagem e seus contextos de uso, buscando formas semelhantes pertencentes aos mesmos níveis ou também o estudo comparativo de termos e expressões em situações diferentes.
Material entregue no encontro do dia 21 de setembro de 20009.
Tema: O Ensino do Léxico: como ampliar o vocabulário dos alunos?
Ministrante: Profa. Dra. Eliana Dias (ILEEL-UFU)
Muito bom material ! Estou passendo pelos blogs do GESTAR, pois também sou formadora. Visite o meu blog, o endereço é: lulofa.blogspot.com
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho !