quinta-feira, 11 de junho de 2009

Charles Chaplin - Trabalho com gênero: biografia

1) Recorte a foto do autor como um quebra cabeça e coloque a informação inicial.
2) A cada parte que o aluno colocar corretamente , dê uma informação investigativa sobre ele para que eles tentem reconhecê-lo por meio desses fragmentos e das dicas dadas:
  • Morreu aos 88 anos , no dia de Natal , de 1977 , de um derrame cerebral.
  • Seu posicionamento político sempre pendeu para a esquerda.
  • Ainda criança ele esteve de cama por duas semanas devido a uma séria doença quando, à noite, sua mãe sentava-se na janela e representava o que acontecia fora de casa.
  • Teve 4 esposas mas nunca deixou que a luxuria lhe tirasse a criatividade. Estava sempre criando , escrevendo e improvisando.
  • Ele tinha 54 anos quando se casou pela última vez enquanto a mulher , tinha 17. Este casamento foi longo e feliz, com oito filhos.
  • Personalidade mais criativa , escreveu , atuou , dirigiu , produziu e financiou seus próprios trabalhos.
  • Suas comédias relatavam a vida real.
  • Foi o mais famoso ator de Hollywood e posteriormente um notável diretor.
  • Ganhou duas vezes o Oscar.
3) Quando se formar todo o retrato , leia a biografia , estimulando-os sobre o autor e sua(s) obra(s):

Sir Charles Spencer Chaplin, Jr., KBE (Londres, 16 de Abril de 1889Corsier-sur-Vevey, 25 de Dezembro de 1977), mais conhecido como Charlie Chaplin, foi um actor, director, dançarino, roteirista e músicobritânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema estadunidense.

Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).

Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como Charlot, na França e no mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, e como Carlitos ou também "O Vagabundo" ("The Tramp") no Brasil, um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.

Chaplin foi uma das personalidades mais criativas que atravessou a era do cinema mudo; atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin



4) Neste momento , pode-se direcionar uma produção de textos fictícios baseados em biografias de personagens ilustres e/ou textos autobiográficos

5) É impressindível que os alunos pesquisem e leiam mais textos do gênero antes de pedir a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário