sábado, 13 de junho de 2009

Relatório- primeira atividade do Gestar II

Professora Maria de Fátima Oliveira
Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho

Atividades do TP3 - Gêneros e Tipos Textuais - unidade 10

Aula 01 - Descobrindo a Poesia


As modalidades textuais apresentadas nas atividades da aula 01 foram trabalhadas em duas salas, nos dias 14 e 15 de maio. Não foram trabalhadas nas salas (7a B e 7a C) deviod às reuniões do PDE que aconteceram na escola.

Para desenvolver as atividades 1, levei para a sala alguns cadernos de classificados. Apresentei-os aos alunos, fiz várias perguntas em relação a este gênero textual.

O interessante foi notar que os alunos perceberam que o classificado tem um objetivo diferente do poema e que a estrutura de construção de ambos é diferente.

Os alunos disseram de imediato que o classificado serve para trocar ou vender produtos. Além disso, alguns alunos declararam que os pais já compraram e venderam produtos pelo "jornal" (classificados). Eles aprenderam que para anunciar produtos, deve-se usar o classificado que é o gênero adequado a esta situação comunicacional.

Quanto aos níveis dee comprensão e interpretação dos textos, os alunos mostraram maior dificuldade de compreender o texto 2, principalmente na hora de responder as questões propostas. Tive que fazer várias inferências, mas eles reconheceram o texto como um poema logo no início.

Em relação ao título "Zoornal", surprendeu-me o fato de que grande parte dos alunos reconheceram a partícula "zoo" como sendo uma parte da palavra "zoológico".

Para finalizar a atividade, os alunos produzirão alguns classificados na próxima alula e nas aulas de literatura. Trabalharemos este mês com poemas e, no fim do bimestre, faremos um "sarau de poesias". É uma exposição de poemas produzidos em forma de "varal de poesias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário