quinta-feira, 11 de junho de 2009

Quadrinhos - diversão e aprendizado

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar textos que relacione imagem e diálogo de forma criativa e lúdica;
  • Unir duas expressões: a literária e a artística.
  • Aprender a criar histórias com o portador textual: quadrinhos;
  • Apropriar-se da escrita formal;
  • Ilustrar os textos através de ferramentas tecnológicas;
  • Desenvolver uma história que conjugue texto e imagem através de um software.
Duração das atividades:
  • Uma seqüência de atividades de 8 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Verifique quais são os conhecimentos que os alunos possuem sobre o gibi.
  • Discussão sobre o que é o gibi? Como criar histórias?
Orientações didáticas
  • É fundamental que o professor pesquise sobre o processo de produção de um gibi.
  • É importante que o professor organize uma caixa ou um espaço na sala de aula com diferentes gibis. Estes podem ser obtidos através de doaçãoPara servir de repertório para os alunos.
  • Estimule os alunos a lerem as histórias e trocarem suas impressões sobre as mesmas.
  • O projeto deve ser debatido com os alunos e suas sugestões devem ser levadas em consideração;
  • Caso seja possível, utilize os recursos de internet para enriquecer as pesquisas, troca de e-mail e até mesmo um projeto colaborativo com outra classe.
  • Estimule a criatividade dos alunos e faça intervenções para que o estudo da língua seja um dos elementos –chave.
  • Organize o trabalho em duplas, pois a produção será valorizada por conter pelo menos 2 contribuições.
  • A dupla produtiva estimula aos alunos a aprenderem uns com os outros.
  • Converse sobre a importância do trabalho em grupo e quais devem ser os procedimentos em momentos de conflito;
  • Socialize as descobertas de cada aluno com todos os outros;
Storyboard
  • Descrição quadro a quadro- contendo informações do cenário, personagens e diálogos. Ou seja, é o planejamento de cada quadro da história. O Storyboard pode ser feito em uma folha de sulfite dividida em vários quadros.
  • É importante sempre enfatizar para os alunos que sempre há algo a descobrir e socializar a idéia do projeto com os alunos.
  • Os alunos precisam se sentir parte dele, e portanto consultados e desafiados. O planejamento pode ser coletivo, feito em uma cartolina para se ter certeza que todos estão acompanhando todas as fases. Envolva os alunos também na captação de recursos, fazendo uma campanha para arrecadação de gibis na escola.
Escolha da temática
  • A dupla de alunos pode negociar e escolher um livro infantil ou um capitulo, o desafio seria transformá-lo em uma história de gibi;
  • Ou ainda, continuar uma história finalizada, imaginando como seria , a continuidade da história , o que acontece depois do "felizes para sempre".
  • Pode-se escolher um gênero, histórias de medo, por exemplo, no qual o desafio seria dar um final humorístico às histórias.
  • Os alunos podem selecionar um fato do mês e criarem histórias sobre ela.
  • Outra possibilidade: criar uma história a partir de uma música.
Sequência didática
  • Entregar uma pequena história para as duplas e pedirem para analisar quais elementos aparecem. Registrar em um cartaz as ponderações dos alunos. (balões, sons que aparecem, seqüência, etc.). Caso não apareça algum elemento, o professor como parceiro mais experiente deve contribuir, nomear, por exemplo as onomatopéias.
  • Brincadeiras para garantir que os elementos, ou seja a relação entre símbolo e mensagem estejam claras para todos.
  • Quadrinhos com mensagens em cartões. Dividir a classe em grupos e um representante de cada grupo por vez, deve sortear um cartão e representar para a equipe através de mímica ou desenho, caso o grupo no tempo determinado acerte a equipe ganha um ponto, vence a equipe que tiver o maior número de pontos.
  • Certificar de que, mesmo a equipe não ganhando o ponto, aprenda e adquira o conhecimento.
  • Enfatizar: o objetivo da brincadeira é aprender!
  • Eleger a temática;
  • Discutir o roteiro; (personagens, cenários, diálogos, trama, etc.)
  • Apresentar cada um dos elementos que compõem as histórias em quadrinhos e suas funções.
  • Converse com sobre a idéia de movimento e como ela é obtida através do desenho
  • Comparar com a animação. Utilizar o filme: Animando do site portacurtas, pois este é uma brincadeira sobre o movimento. http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=76
  • Elaborar o storyboard. Nessa fase é preciso que o professor faça boas intervenções para a riqueza das histórias.
  • Ensinar os alunos a usarem o HAGAQUÊ. É um programa bem intuitivo, mesmo os alunos que não são alfabetizados formalmente o utilizam com muita facilidade.
Avaliação

Relacionar o avanço de cada aluno com a elaboração do projeto em termos: - Escrita - Criatividade - Trabalho em grupo - Relação texto- imagem


Dicas:

  • Criação de tirinhas. No site da turma da Mônica, há vários exemplos para discutir com os alunos. Pode-se recortar também tiras de jornal e analisar as diferenças
  • Os alunos podem entrevistar um profissional de histórias em quadrinhos por e-mail ,
  • É importante fazer antecipadamente o roteiro de perguntas com os alunos.
  • Articular visita a uma editora para conhecer todo o processo de elaboração de um gibi.(registrar o passeio com fotografias, para facilitar o acesso ao processo, quando ele for retomado em sala de aula.)
  • Associar a alguma comunidade virtual ou lista de discussão que discuta o tema quadrinhos (esse tipo de troca é muito interessante para o professor, pois representa uma ampliação de recursos e contatos).

Recursos complementares

Sulfite, cartolina, gibis, HAGAQUÊ, computador, internet e câmera digital.

Referências

Como fazer uma hitória em quadrinhos

HAGAQUÊ (link para download do programa)

Tirinhas da Turma da Mônica




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