Neste encontro, tivemos uma palestra que faz parte do
Curso de Formação Continuada 2009: "Caminhos e Interfaces"
voltado para professores de Literatura e Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Uberlândia, MG
Tema da palestra: "Metodologia de leitura de Imagens"
Minstrantes:
Prof. Ms. Maria Rosalina Pereira Miguel (Cemepe/PMU)
Profa. Ms. Márcia Maria de Souza (Rede Arte na Escola /UFU)
1º ESTÁGIO – DESCRITIVO
Curso de Formação Continuada 2009: "Caminhos e Interfaces"
voltado para professores de Literatura e Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Uberlândia, MG
Tema da palestra: "Metodologia de leitura de Imagens"
Minstrantes:
Prof. Ms. Maria Rosalina Pereira Miguel (Cemepe/PMU)
Profa. Ms. Márcia Maria de Souza (Rede Arte na Escola /UFU)
A palestra teve o seguinte roteiro:
ROTEIRO PARA LEITURA DE IMAGENS
1º ESTÁGIO – DESCRITIVO
- O que vejo?
- O que é isto? O que mais me chama atenção nesta imagem?
- O que mostra esta imagem?
- O que está acontecendo?
- Como são as cores, as formas e as relações espaciais entre os elementos que compõem esta imagem?
- Quais as conexões possíveis entre os signos visuais observados nesta imagem e a minha realidade visual?
- Os elementos percebidos e descritos me remetem a que?
- Que outras imagens, conhecimentos e informações podem se relacionar com esta imagem?
- Quem é o autor (artista) e porque ele criou esta imagem desta maneira?
- Em que data, em que época foi feita?
- Quais os materiais utilizados?
- Qual é o título desta imagem (obra)?
- O que os elementos que compõem os signos visuais percebidos comunicam e expressam para além da visualidade primeira (aparência)?
- Essa imagem traduz alguma experiência relacionada com a minha realidade?
- Que conhecimentos, que outras informações sinto necessidade de saber para aprofundar meu entendimento sobre essa imagem?
- As relações entre os signos visuais, os signos materiais e os signos verbais observados me fazem pensar em quê?
- O que ficou de mais forte desta imagem?
- Quais são as conexões possíveis entre o “olhar” de quem criou esta imagem, meus conhecimentos, experiências e vivências e o contexto em que vivo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário